segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Fórum dos Servidores Estaduais entrega carta ao Governo e Sindasp-RN participa de reunião



Na tarde desta segunda-feira (24), representantes de Sindicatos e Associações, que integram o Fórum Estadual dos Servidores do RN, participaram de uma reunião com o governador Robinson Faria e com a equipe de secretários. O Sindasp-RN, que é membro do Fórum, participou da reunião e cobrou providências para a situação dos atrasos de salários.

O líderes sindicais elaboraram uma carta ao governador Robinson Faria, na qual constam vários pontos referentes a situação financeira do Estado. O principal deles é a necessidade de o Governo do Estado encontrar alternativas para garantir o pagamento dos servidores em dia.

Uma das alternativas sugeridas pelo Fórum é a repactuação do duodécimo repassado a outros órgãos, como Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.

Além disso, os Sindicatos e Associações cobram que esses órgãos devolvam dinheiro que tenham em caixa. Vilma Batista lembra que esse dinheiro pertence ao Estado, pois é retirado dos cofres públicos para garantir o funcionamento dos demais poderes.



"No entanto, se o dinheiro está sobrando é justo que ele volte para o Executivo para garantir o pagamento dos servidores públicos estaduais, assim como os servidores do Legislativo e do Judiciário estão recebendo seus salários", destaca a presidente do Sindasp-RN.

Vilma Batista falou ao governador Robinson Faria e cobrou empenho dele e de toda equipe do Governo em garantir o direito dos servidores públicos, não só o pagamento de salários, mas também aqueles direitos conquistados pelas categorias.


O governador Robinson Faria disse que está fazendo articulações políticas para reverter a crise econômica, como se juntando com governadores dos outros estados do Nordeste para pressionar o Governo Federal a não diminuir os repasses para os estados nordestinos. Ele também comentou que vai se reunir com os representantes dos outros poderes na próxima quarta-feira (26).

Além da reunião com o governador Robinson, pela manhã, o Fórum havia se encontrado com conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e pediu sensibilidade daquele órgão com a situação caótica do Estado, reforçando que o momento é de equilíbrio dos repasses para garantir a folha dos servidores do Executivo em dia, bem como o recebimento do 13º.


Nenhum comentário: